Pular para o conteúdo principal

Bolo -bombocado- de macaxeira

Comida de mãe é a melhor que tem, né. É mais que comida, é carinho. E das várias receitas que minha queridíssima mãe já me presenteou, os bolos são os meus preferidos! Se eu não conto, vocês nem iam perceber, fala a verdade. E numa bela tarde dessas, ela fez um o melhor bolo de macaxeira dessa vida. A gente aqui chama de bolo, mas pode ser que você conheça como bombocado de macaxeira. A textura é diferente mesmo de um bolo fofinho, até porque não vai farinha. Então, fica uma preparação bem úmida e cremosa.
E para você que ainda não entendeu o que é "macaxeira", é a mesma coisa que mandioca ou aipim.

Foto minha
Então, vamos ao que interessa: a receita!

Para a massa você vai precisar de:

700g de macaxeira crua e ralada (equivale a dois pratos fundos cheios)
1/2 lata de leite condensado
2 ovos
1/2 xícara (chá) de margarina derretida
1 colher de sopa de fermento
100g de coco ralado

Para a calda, você só vai precisar de:
1 xícara e meia (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Agora, faz assim: rale a macaxeira crua no ralo grosso e retire o fiapo do centro da macaxeira. Derreta a margarina no micro-ondas (20 segundos). Aí, misture com auxílio de uma espátula mesmo (nada de batedeira ou liquidificador) a macaxeira ralada com o leite condensado, a margarina derretida e os ovos. Por fim, acrescente o fermento, o coco e misture mais um pouco. Despeje em forma untada e asse em forno pré-aquecido por 40 minutos.
Enquanto o bolo assa, faça a calda: misture o açúcar e a água e leve ao fogo para derreter. Quando levantar fervura, está pronta. Fica uma calda transparente e líquida. Quando o bolo estiver pronto (teste do palito), coloque a calda por cima do bolo e deixe assar por mais 10 minutos.

Pronto, gente! É só aproveitar a hora do café.

Comentários