Pular para o conteúdo principal

Inverno chegando - Naturologia e Nutrição

Para a #Naturologia, “alimento” vai muito além do que estamos acostumados atualmente.
Companhias e relações que temos, o que lemos, ouvimos, conversamos, assistimos, como respiramos - tudo isso nutre nossa mente, emoções e alma. Tradições como a Chinesa e a Indiana já concebem isso há milênios, pois entendem que nosso corpo é um templo que em essência é saudável, abriga nossa alma e deve ser bem tratado e cuidado.

E já que durante o #inverno em geral sentimos mais fome, preguiça, dores nas “juntas”, insegurança, tristeza, carência, dentre outros infortúnios, precisamos tomar um cuidado extra com nossa Saúde, pois parece que tudo demanda mais #energia. Pra hoje, então, trago algumas dicas de alimento/remédio/açōes pra tornar essa estação mais agradável e saudável.

  • Mantenha seu corpo aquecido: nossos rins sofrem muito com o frio. Eles são responsáveis por armazenar toda a energia vital que não conseguimos repor ao longo da vida, e precisam de muito cuidado pra não serem sobrecarregados, ou adoecemos. Então pode se encher de casaco e meias e parecer uma cebola, não tem problema, o que importa é ficar quentinho.
  • Outras opções pra deixar seu corpo mais caliente são: escalda-pés quentinho por 30min antes de dormir (meu preferido ❤️), #chás que aquecem (como Canela, Gengibre, Cravo) e o aumento do consumo de Pimenta nas refeições.
  • Evite ingerir muitos alimentos crus (pois são mais frios) e aumente o consumo de cozidos como abóbora, mandioca, inhame, batata de diferentes tipos - raízes que, segundo a #MedicinaChinesa, nutrem Baço (forma o sangue) e Estômago (absorve nutrientes), que compõem o elemento Terra. É nela que se gera a vida, se cria, e termos este elemento equilibrado nos garante um bom funcionamento também da nossa mente e do nosso intelecto.
  • Durma bem: imprescindível para nos restaurar por n fatores, no inverno essa prática fica ainda mais convidativa. Ouça seu corpo, ele sabe do que precisa.
  • E, por último mas não menos importante: distribua calor humano! No inverno ficamos mais introspectivos e cabisbaixos, mas abraços, sorrisos, carinhos e proteção aquecem o #coração mais do que chás e camadas de cebola.
⬇️autoria
Texto de autoria da querida Cinthia Rocha, terapeuta, Naturóloga. 
Obrigada por esse presente em forma de cuidados, @plenatu.produtosterapeuticos!!!

Comentários