Pular para o conteúdo principal

Iogurte natural caseiro - na iogurteira

Tem diversas receitas pra gente fazer um iogurte caseiro bem gostoso.
Com iogurteira ou não, é só dar um google que você escolhe entre milhares. Aqui eu vou te mostrar como faço usando uma iogurteira. Se você não tem a iogurteira, don't worry não se preocupe! Siga as instruções dessa receita da Rita Lobo.

Eu voltei a fazer o meu próprio iogurte dois motivos:
1. Quando vejo que estamos dependentes demais de um produto industrializado aqui em casa... opa! Sinal amarelo! Eu freio e repenso o consumo. E dessa vez o iogurte foi a vítima.
2. O lixo! Sim, a história do lixo de novo. Como consequência da compra frequente de iogurte, os potinhos e mais potinhos de plástico vão se acumulando. Sim, aqui tem coleta seletiva. Sim, eu separo o lixo. Não, isso não é suficiente. Nos #3rs da sustentabilidade inclui o R de #reduzir. Não é só reciclar. Então, acionei o freio de novo.

Aí, desentoquei minha iogurteira de herança da mãe e tcharam: dois coelhos numa cajadada só!

A receita que faço nessa iogurteira é bem simples:
Leite integral UHT
1 xícara de leite em pó
1 pote de iogurte, 200g (aqui você usa ou um tipo natural industrializado mesmo - mas que seja iogurte de verdade - ou o próprio iogurte da sua receita)

Como eu faço: misturo o iogurte com o leite em pó, até homogenizar todo o leite em pó. Vira um creme. Daí eu acrescento o leite até completar 1 litro. Misturo novamente até dissolver todo o creme. Tampo e deixo lá por pelo menos 10 horas. Às vezes fica 12hs - a noite toda. 

*Ingrediente bônus* - é opcional, tá. Faz perfeitamente sem ele.
1 sachê de probióticos
Esse você encontra em farmácias, lojas especializadas em suplementos e formulações enterais ou lojas de "produtos naturais". Sendo que nas farmácias, dificilmente você conseguirá comprar o envelope avulso.
Qual?
Tem o #simfort da @vitaforsc
Tem o #lactopro da Invictus
Tem o Topfit da @topthermoficial
...Tem vários outros nessas lojas!

Para comer misture com cereais, frutas, mel e aproveite todos os benefícios da sua preparação! Inclusive para fazer bolos e pães.

Gostou? Então não deixa de fazer!

Comentários