Pular para o conteúdo principal

Arroz com linhaça - um jeito simples de ter nutrientes

Ó! Já acorda com esse post, porque dá tempo de fazer hoje ainda. É só pegar aquela linhaça que você comprou desde a última dieta que você disse que ia começar.
Sim, eu sei que você compra "essas coisas" quando vai começar uma "alimentação mais saudável". Hum!

Xeu-te-contar, sabe quando a gente diz que as coisas têm que virar hábito? É que não tem começo e fim de uma "alimentação saudável". Sim, porque quem começa, tem que terminar. É aí onde mora o perigo: no fim da tal dieta.

Então, pega a linhaça EM SEMENTE aí. Não é a farinha. Ferve uma água para cozinhar arroz. Refoga 2 dentes de alho em 1 colher de sopa de óleo de sua preferência, acrescenta 1 xícara de arroz branco e 1 colher de chá de sementes de linhaça. Refoga, refoga, sempre mexendo, até o arroz começar a grudar de leeeve, ficando mais esbranquiçado. Acrescenta água até 1 dedo acima (vai dizer que vc num mede água assim?) do arroz. Fez tchó? Tem que fazer barulhão da água fervente caindo na panela quente! Isso é música, amor. Aí, coloca o sal. Se quiser, colocar açafrão é nessa hora tbm. Meia tampa até a água baixar. Fecha a panela e deixa cozinhar até a água secar totalmente. Pronto!!!

Seu arroz branco deixou de ser só um arroz branco para passar a ser um arroz enriquecido com linhaça. E sua linhaça que tava ficando véia no armário encontrou um amor pra vida toda!

⇒Pode colocar até 1 colher de sopa de linhaça para cada xícara de arroz. Mas, quanto mais coloca, mais gel ela solta, deixando a preparação mais úmida. Funciona no #feijão tbm, visse? Mesma proporção.

A #linhaça possui lignanas na sua composição, que são fitoestrógenos presentes nas paredes celulares dos vegetais que apresentam propriedades #antioxidantes e #anticarcinogênicas. Por serem semelhantes ao estrogênio, as lignanas podem ter efeito na menopausa e diminuir o risco de #câncerdemama

Mas, eu sei que você fica meio perdido com o que fazer com tantas sementinhas. Vou te ajudar!
Para se obter mais benefícios nutricionais, é recomendável ingerir a linhaça moída, do que a semente inteira. Uma alternativa barata é moer sua própria semente em um processador ou liquidificador.
O ideal do ideal é moer somente a quantidade que vai utilizar na hora, mas como eu sei que a gente não tem tempo hábil pra isso, você pode: 
1. Moer e guardar na geladeira, em um vidro limpo e seco, bem fechado OU
2. Moer e guardar em um vidro limpo e seco, bem fechado, dentro de um armário escuro, ao abrigo de luz.
Assim, você preserva melhor os ômega 3, ômega 6 e ômega 9, a boa fonte de proteína vegetal que contém, além das vitaminas e minerais.
...

Gostou da dica? Facinho de colocar em prática e ver todo mundo comendo uma sementinha a mais no prato, né?  

Comentários