Pular para o conteúdo principal

Tomate recheado com ovo

"Saboroso e nutritivo!" - quem nunca usou esse apelo para chamar atenção para uma preparação gostosa e saudável?! Como se a combinação dos dois nunca fosse possível. Esqueçam essa ideia de que comida saudável anula o sabor dela. E vou te mostrar porquê, aqui e agora!

Esse tomate recheado com ovos é só uma das provas vivas que comer bem é fácil, prático, não leva todo seu dinheiro embora e ainda enche sua barriga!

Ingredientes:
Tomates inteiros (tamanho médio ou grande)
Ovos (1 para cada tomate)
Sal
Pimenta
Orégano
Azeite
Queijo muçarela

Como faz: a receita é sem quantidades mesmo, porque o tempero é intuitivo e à gosto e a quantidade de tomates é pelo número de pessoas na refeição. Siga apenas o passo-a-passo para montagem: corte o topo de cada tomate, como se fosse uma tampa e corte com cuidado a parte de dentro do tomate, para retirar a polpa. Use uma colher para ajudar. Não jogue a polpa fora. Use para molhos ou plante! Passe sal na parte de dentro e deixe escorrer 2 segundos. Adicione um fio de azeite e quebre o ovo dentro de cada tomate. Volte a temperar em cima do ovo: sal, azeite, pimenta, orégano e finalize com queijo muçarela. Leve para assar em forno pré-aquecido, 180°C, 20 a 30 minutos. 

Dica do tempo: se tiver queijo em cima, deixe até dourar o queijo. Se não colocou o queijo, você vai visualizar o ovo branco, indicando que está pronto.

O licopeno -- antioxidante ultra-power-potente, tão potente que é capaz de reduzir o risco de doenças crônicas, inclusive o tão temido câncer -- presente no tomate é um pigmento lipossolúvel (que se combina com gordura) e por isso tem maior absorção quando consumido junto com gordura. Além disso, ele fica mais biodisponível (fácil de absorver) após o cozimento. Ou seja, assar o tomate com o azeite é a combinação perfeita!

Comentários